Idosos
Os tratamentos odontológicos em idosos exigem conhecimentos e cuidados específicos na prática de prevenção e reabilitação com todo o carinho e respeito que eles merecem.
Com o envelhecimento físico, surgem dificuldades de visão e movimento que dificultam as manobras de higienização dentária e, por isso, necessitam de acompanhamento profissional mais frequente.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os dentes. Para evitar essas perdas, uma rotina reforçada de cuidados com a saúde bucal é necessária.
À medida que envelhecemos, nossos dentes e gengivas podem precisar de cuidados especiais. Algumas mudanças acontecem na nossa boca, como o desgaste natural dos dentes e uma maior tendência a problemas dentários. Por isso, os hábitos de cuidado devem ser observados com atenção redobrada.
Começamos com o básico: a higiene bucal. Escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia, usando uma escova de dentes macia e uma pasta com flúor. O uso regular de fio dental também é essencial para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.
Em caso do uso de prótese, como dentaduras, atente-se! Retirar a prótese para limpeza após todas as refeições. A escovação deve ser feita com escova macia e pasta especial. Faça a limpeza por completo e evite o uso de água quente, que pode causar danos.
Antes de dormir, retire a prótese e deixe-a em um copo com água com uma colher de água sanitária. Antes de colocar novamente no dia seguinte, siga uma rotina de higienização completa, com direito a bochecho, massagem na gengiva e escovação da bochecha e língua.
Pessoas idosas podem enfrentar desafios como gengivas sensíveis e boca seca, o que pode aumentar o risco de cáries e doenças periodontais. Por isso, não se descuide da hidratação.
Por fim, outro ponto essencial é visitar seu dentista regularmente, ao menos 2 vezes ao ano. Consultas regulares podem ajudar a identificar problemas dentários de forma precoce, antes que se tornem mais graves, evitando tratamentos complexos.