Gestantes
Os impactos que as mudanças fisiológicas causam na saúde bucal de gestantes são bem documentados na literatura, destacando-se o aumento dos níveis de inflamação periodontal em decorrência de níveis hormonais elevados. Essas mudanças também incluem ganho de peso, hipotensão posicional quando deitadas, necessidade de urinar com maior frequência, diminuição da capacidade respiratória, entre outros.
Da mesma forma, a gestação pode levar a mudanças comportamentais na mulher, com alterações na dieta e hábitos de saúde bucal, o que também pode impactar nas condições de saúde bucal de gestantes. Por isso, o acompanhamento de um dentista é muito importante. O pré-natal odontológico.
O desenvolvimento de doenças gengivais, como a periodontite, que pode levar ao parto prematuro, com crianças nascendo abaixo do peso normal esperado, começam com uma higienização bucal inadequada. Então, consultas e cuidados regulares com os dentes são importantes para prevenir qualquer um desses problemas, principalmente durante a gravidez.
Links relacionados:
Fatos ou Fakes – Tratamento Dentário em Gestantes
Alimentação da Gestante
Importância dos primeiros 1000 dias
Benefícios do aleitamento materno para a saúde bucal