Vamos entender um pouco mais sobre o que seriam as próteses dentárias, qual a sua importância, quando devem ser feitas e como cuidá-las para que durem bastante tempo.
1) A prótese dentária é melhor que o dente natural?
FAKE: uma prótese, que é um dente artificial, ou uma parte dele, pode imitar a forma e a cor
de um dente natural, mas nunca será igual. Por melhor que tenha sido feita a prótese, ela nunca terá o mesmo desempenho de um dente natural. Ele sempre será menor, de acordo com o tipo de prótese. Por exemplo: uma prótese total convencional tem aproximadamente 30% da força mastigatória em relação aos dentes naturais, ou seja, menor eficiência na mastigação. E só deve ser realizada quando realmente necessário pois geralmente exige um desgaste maior do dente.
2) Então quer dizer que não é toda a restauração de dente que deve ser feita com a prótese, certo?
FATO: somente grandes destruições da coroa do dente devem receber esse tipo de tratamento. Lesões de cárie pequenas podem ser restauradas com outro tipo de material, a resina composta, aquela em que utilizamos aquela luz azulada, bem forte. De uma maneira geral, quando a destruição da coroa do dente compromete mais de 50% de sua estrutura, seria indicado o tratamento protético reabilitador.
3) E ela dura para sempre?
FAKE: Nada dura para sempre. Vamos dizer que uma prótese pode durar por muitos anos, ou não, e isso depende de alguns fatores como por exemplo: se um paciente precisou de uma prótese, muito provavelmente é porque sua higienização não é boa, então, se ele não corrigir esse problema que o fez perder o dente, também vai diminuir a vida útil da prótese. Não ir regularmente ao dentista também contribui contra a durabilidade da prótese: é como a revisão do carro. É necessário fazer essa revisão pelo menos uma vez por ano para o acompanhamento do funcionamento da prótese. Ajustes podem ser necessários, verificar se está sendo higienizada corretamente e se não há sinais de desgaste anormais, como no caso do bruxismo. E respeitando-se os limites da prótese: como elas não são iguais aos dentes, apresentam limites quanto a mastigar coisas muito duras.
4) Certo! E já que você mencionou que elas são diferentes dos dentes naturais, podemos deduzir que elas são diferentes para higienizar?
FATO: Larro, esse é um ponto importante. Como dito antes, a falta de higienização adequada é o motivo principal que leva, ao longo do tempo, uma pessoa a precisar de tratamento com prótese. Assim, pensando em manter o estado de saúde bucal e aumentar a durabilidade das próteses, a higienização bucal é um dos fatores principais. Tanto a prótese fixa, como a removível e a total, tem suas particularidades quando se fala em higienização, e elas são diferentes quando comparadas aos dentes naturais. Por isso, a manutenção anual feita por um cirurgião-dentista é muito importante. Ele é quem vai te ajudar a manter suas próteses em dia.