Clareamento
O Clareamento Dentário é um procedimento estético seguro e com ótimos resultados.
Os dentes de qualquer pessoa podem ser clareados. O que é individual é a permeabilidade do esmalte dentário que faz com que o clareamento seja maior e mais rápido em alguns indivíduos do que em outros e, essa característica é imprevisível.
Para a realização desse procedimento estético se faz necessária uma avaliação clínica prévia cuidadosa. Na presença de gengivite, recomenda-se um tratamento periodontal antes para a remoção da inflamação gengival que torna a gengiva inchada, cobrindo a porção cervical do dente. Além disso, dentes com restaurações estéticas em resina, não responderão da mesma forma ao clareador e a troca das mesmas precisa ser prevista pois gerarão custos extras após o procedimento clareador.
Os tipos de clareamento são:
- Interno: aplicado a dentes escurecidos tratados endodonticamente.
- Caseiro: o gel clareador tem em sua composição o peróxido de hidrogênio em porcentagem segura para uso em casa, pelo paciente, com o auxílio de moldeiras individualizadas. O clareamento se dá de forma mais lenta e o resultado costuma durar mais tempo.
- Consultório: o gel clareador com porcentagem maior é aplicado em procedimento de consultório pois obriga o uso de barreiras gengivais fotopolimerizáveis para evitar lesões de queimadura nas gengivas. O clareamento se dá de forma mais rápida e o resultado costuma durar menos tempo.
As práticas atuais, cientificamente embasadas, recomendam protocolos de associação de tipos de clareamento para melhores resultados. Mas, ainda assim, cada caso apresentará suas limitações e indicações.
O tempo de tratamento vai variar de acordo com a necessidade individual de tonalidades a serem atingidas.
O tempo de duração do resultado do clareamento vai variar com a fisiologia de cada pessoa e também de acordo com seus hábitos alimentares e/ou tabagismo.
Links relacionados: