Prevenção
Cada vez mais estudos mostram a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e como fator de prevenção de uma série de doenças graves. Entenda e previna-se!
Quando falamos em saúde bucal, estamos falando de muito mais do que estética. É claro que um sorriso bonito tem um papel relevante para o seu bem-estar emocional e social, mas o que muita gente ainda não sabe é que a saúde da boca está ligada a uma série de problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e pesquisas recentes sugerem até relação com doenças cerebrais, como o Alzheimer.
Para se ter uma ideia do impacto da saúde bucal no organismo, um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor), divulgado em 2019, mostrou que 45% das doenças do coração e 36% das mortes por problemas cardíacos têm origem dental.
No caso de doenças como o Alzheimer, pesquisas mais recentes descobriram que as bactérias que normalmente habitam nossa boca também podem infectar o cérebro e potencialmente contribuir para que ocorra neurodegeneração.
Os estudos não param e têm indicado de forma cada vez mais embasada a relevância da saúde bucal para a manutenção do bem-estar físico e mental. Essa informação é suficiente para que a saúde bucal seja colocada como prioridade em seu dia a dia, não é mesmo?
Links relacionados:
A relação entre a saúde bucal e doenças sistêmicas
Como manter a saúde bucal em dia
Fatos ou Fakes – Higiene Bucal