Prótese Dentária
As Próteses Dentárias, sejam elas fixas, removíveis ou sobre implante, visam restabelecer a função dentária que foi perdida com a perda do elemento dentário. Lesões de cárie extensas, doença periodontal e fraturas são os motivos mais comuns de perda dentária. A indicação de cada tipo de prótese vai depender das condições gerais de cada caso.
Casos que tenham ainda o dente, porém, grande parte de sua estrutura perdida, próteses cimentadas podem ser utilizadas.
Quando se perde um dente, tem-se a capacidade mastigatória diminuída, levando ao mau funcionamento do processo digestivo e, consequentemente, alterações nutricionais e de funcionamento de órgãos.
Além disso, na ausência de um dente, os dentes vizinhos se movimentam em direção ao espaço vazio, iniciando um processo de surgimento de interferências dentárias que, além de colocarem os dentes remanescentes em risco de fratura, prejudicam a função dos músculos e da articulação temporomandibular.
Nunca podemos subestimar a importância de um único elemento dentário na dinâmica funcional completa da boca e do corpo todo e a reabilitação deve ser sempre buscada o mais breve possível.
Links relacionados: